domingo, janeiro 24, 2010

Refletindo o Cuidar da Criança Hospitalizada

Texto: O Relacionamento da Enfermagem com a Criança Hospitalizada

Quando nos imaginamos a entrar num hospital, este espaço nos sugere silêncio, calma, branco, frio, sofrimento, aparelhos grandes e assustadores… imaginem então este cenário aos olhos de uma criança!
A maior parte do tempo de hospitalização, a criança ficará restringida ao leito, submetida à passividade, cercada de pessoas estranhas e, para ela, más por trazerem a dor e o sofrimento. Dor esta representada por todas as agulhadas, cortes e outros procedimentos desagradáveis até mesmo para um adulto.
Neste cenário a enfermagem precisa se inserir de maneira a tornar o mais agradável possível a estadia da criança no hospital. Gostaria de sensibilizar os profissionais da área de saúde para que consigam captar as reais necessidades das crianças com a maior paciência possível.
Para que o tratamento tenha êxito, num período menor de internação, é importante o estabelecimento de vínculo e confiança da criança com o profissional. Atitudes sinceras e verdadeiras, vendo a criança como um indivíduo que tem direitos e deveres, com certeza são fundamentais para o sucesso.
Possibilitar à criança um espaço para que ela possa expressar seus sentimentos à respeito das experiências traumáticas, assim como suas ansiedades, raiva e/ou hostilidade. Além disso, a doença pode trazer à criança sentimentos de culpa ou abandono, como se fosse um castigo por algo errado que ela cometeu (SEIBEL, 1992). Através de um relacionamento seguro e construtivo é possível uma atuação adequada da enfermagem, podendo ajudar a criança a lidar melhor com suas dificuldades.
Acredito ser inadmissível, o atendimento à criança seja realizado sem se levar em conta que esta é um indivíduo, inserida num contexto familiar, e esta numa estrutura ainda maior, numa comunidade.
(ELSEN, I. & PATRÍCIO, Z.M. Assistência à Criança Hospitalizada: Tipos de Abordagem e suas Aplicações para a Enfermagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário